Na última quarta feira (20/04) alertei ao CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – que tanto o governo federal quanto o governo estadual já haviam publicado a convocação para a Conferência da Juventude e que dia 01/08 era o prazo final para a Prefeitura fazer a convocação. Expliquei a importância dessa convocação porque suas deliberações servirão para a elaboração do Plano Nacional da Juventude, que orientarão as políticas públicas de atendimento aos cidadãos entre 15 e 29 anos, ou seja, para quase 20% da população.
Como a proposta era desconhecida de todos os presentes, passei ao Dr. Marcelo Mourão que se encontrava presente, uma cópia do regimento nacional, o qual deve ser adequado à situação municipal.
Essas informações e o texto do regimento também foram encaminhados por mim a muitas pessoas há quase um mês.
Sexta feira recebi um telefonema da Presidente da FUNDAC marcando uma reunião para quinta feira. Fiquei bastante satisfeito porque considero necessário e urgente que a própria juventude discuta sua situação e aponte propostas para superação de seus problemas. No entanto, nesta quarta, 27/07, a Presidente da FUNDAC me comunica que a reunião de quinta foi adiada, sem data certa para acontecer.
Em 26/07, leio no Imprensa Livre a seguinte manchete : “Prefeitura discute implantação do projeto “Juventude Saudável” e no interior do texto a seguinte afirmação: “ “O poder público está unido no sentido de oferecer ainda mais suporte para que nossos jovens tenham, por exemplo, melhores opções de entretenimento para permanecerem longe do mundo das drogas e da violência. Desde o início da nossa administração, o prefeito Eduardo Cesar tem demonstrado bastante empenho e preocupação no sentido de oferecer melhor qualidade de vida à juventude ubatubense”.
Tenho que discordar dessa afirmação pois se ela fosse verdadeira não permitiria a desativação do Conselho Sobre Drogas a quem cabe a instituição do Programa Municipal Antidrogas (PROMAD), acompanhamento das ações de fiscalização e repressão executadas pelo Estado e pela União e estimular o encaminhamento e o tratamento de usuários de substâncias causadoras de dependência física ou psíquica.
Também temos ouvido muitas reclamações de que os atletas de Ubatuba muitas vezes não podem participar de campeonatos fora da cidade por falta de apoio da Prefeitura. Aqui, na Pedreira, foi aterrado uma área para servir de campo de futebol e foi prometido uma tela para cercar a quadra. Ainda bem que na praça tem uns bancos para o pessoal esperar o cumprimento da promessa.
A rapidez na resposta parece muito mais uma tentativa de emplacar o provável candidato a sucessor pois em todas as matérias sempre há menção do nome do seu nome e fotos, como aconteceu na abertura da Conferência da Saúde. Graças a isso, os cidadãos de Ubatuba vão ter acesso a todas as conferências, atitude muito diferente do ano passado em que o município não convocou nenhuma pois ainda estava muito longe das eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário