domingo, 21 de agosto de 2011
Seminário Cidade Digital acontece dia 22 de agosto
O Instituto do Legislativo Paulista e a UVESP promoverão no dia 22 de Agosto, na ALESP, auditório Paulo Kobayashi seminário sobre Cidades Digitais, tema de grande importância para o desenvolvimento em seu sentido mais amplo, já que traz à tona o tema da Inclusão Social via democratização do acesso à Banda Larga.
Com a Inclusão Digital, torna-se possível pensar em novas soluções, através de políticas públicas cidadãs, que permitam preparar melhor nossos municípios para a sociedade da informação do Século XXI.
As Cidades Digitais podem representar um modelo de medida para o estágio de desenvolvimento da sociedade contemporânea. A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)na vida dos cidadãos representa acesso a novos direitos urbanos.
Assim como a cidade do século passado deveria atender ao cidadão com serviços de água e esgoto, hoje, o ser humano urbano tem o direito de estar conectado à rede pública de acesso à internet.
Assim como discutimos os aspectos jurídicos da cobrança da Taxa de Contribuições de Melhorias Urbanas, devemos debater o modelo de cobrança para os serviços de conexão de Banda Larga para todos os munícipes de uma Cidade Digital.
Além disso, a forma de administrar o espaço público e o espaço privado na cidade do futuro também deverá se alterar. Os agentes públicos e privados terão que encontrar novas ferramentas de gestão que facilitem a oferta de serviços na rede. Educação a Distância, Tele-medicina, TV Interativa e Micro-crédito online, são só alguns exemplos das possibilidades da vida digital. Transparência, democracia, eficiência e eficácia são apenas alguns atributos que podem ser usados para as Cidades Digitais.
O Instituto do Legislativo Paulista e a UVESP criam, assim, uma oportunidade única para o debate sobre o perfil do novo homem público, do novo ator político, que seja capaz de interferir no jogo econômico recuperando para o mercado de consumo aqueles cidadãos que ficaram à margem da sociedade do trabalho e da remuneração produtiva.
Assim também, criam a oportunidade para discutir o perfil do novo empresário, do novo ator no mundo dos negócios, que seja capaz de encontrar novos nichos de oportunidades e investimentos que alavanquem a riqueza socialmente produzida de forma a garantir a oferta de novos produtos que atinjam os novos consumidores da cidade.
Nada mais natural que os novos administradores e investidores – públicos e privados formulem criativamente novas parcerias – através das PPPs – na construção do futuro que está por trás das Cidades Digitais.
As boas práticas – no setor público e no setor privado – que estão associadas ao uso das TICs podem criar uma janela de oportunidade para o futuro que ajude a sociedade brasileira a recuperar espaço, a queimar etapas, frente ao desafio de vencer a exclusão social que afasta do mercado uma parte significativa de sua população, mostrando a face oculta de seu processo de construção da violência estrutural.
Cabe reforçar, mais uma vez, a importância da temática a ser discutida, abrindo caminho para muitos temas da atualidade: inclusão digital, última milha, redes metropolitanas, infocentros, interatividade, marco legal, e-governo, e-administração, e-serviços, e-comércio, e-banking, e-democracia, e-justiça, e-representação, e-cidadania, governança eletrônica, portais, EAD, redes de negócios, cartão eletrônico do cidadão, micro-crédito, virtualização de processos, bancos de dados multifinalitários, ERPs, enfim tudo aquilo que aponte para a construção de uma sociedade preparada para um ciclo virtuoso de desenvolvimento social, econômico e político.
O seminário contará com especialistas do Governo Federal tratando de questões importantes para os atores locais – fontes de financiamento, Plano Nacional de Banda Larga, software livre – gestores municipais que estão construindo “cases” de sucesso – gestão integrada, telefonia social, e-serviços públicos, e-administração pública – e acadêmicos que desenvolvem soluções para Cidades Digitais.
A iniciativa é o primeiro passo para a construção de um modelo que deverá reproduzir-se em outros eventos. A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo abrigará o primeiro seminário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário