Aconteceu nesta última segunda-feira dia 20, na Câmara Municipal de Ubatuba, o debate “Juventude e Perspectivas”.
A organização do debate teve como origem o convite de
Elton Herrerias Junior, professor de skate, ao Movimento Ubatuba em Rede, para uma parceria na organização do evento “Dia do Sol”. Durante as discussões surgiu a idéia de complementar a festa com a reflexão, com o objetivo de debater questões relacionadas à juventude.
O debate foi coordenado pelo Professor Rui Alves Grilo, do Movimento Ubatuba em Rede, que apresentou os debatedores e a razão da escolha de cada um deles. Em seguida foi apresentado um videoclipe produzido produzido pelo MC Lorenz, com o objetivo de mostrar o ponto de vista dos jovens sobre as questões ambientais.
Elton Herrerias Jr. apresentou a luta dos skatistas por melhores condições da pista e as dificuldades encontradas.
Breno Cortella, vereador de Araras e o mais jovem, falou sobre a luta pelo passe livre e pela meia entrada e da necessidade de maior participação política do jovem para que suas necessidades sejam atendidas. Em várias cidades começaram a ser implantadas as comissões da juventude, que tiveram como conseqüência a elaboração do Pacto pela Juventude, em nível federal, conjunto de normas e propostas a serem implementadas para atender este segmento da sociedade.
O psicólogo Luiz Henrique Aparício, o “ Paloma” da (Associação Nova Mente, relatou as várias dificuldades e os avanços proporcionados pela implantação das medidas socioeducativas e de liberdade assistida, medida essa que teve como base o levantamento do alto número de casos de menores detidos por atos infracionais.
O MC Lorenz fez um breve relato sobre o HIP HOP Arena, evento realizado mensalmente na pista de skate e que é uma espécie de duelo poético entre duplas e que o vencedor é indicado pela platéia.
Essas apresentações são filmadas e várias delas podem ser vistas no You Tube e chegam a receber milhares de visitas, ou seja, milhares de pessoas acompanham o que acontece em Ubatuba nessa área da cultura.
O Professor Daniel Barbosa apresentou o Projeto “Letramento Digital” que vem sendo desenvolvido em várias escolas municipais e que já ganhou vários prêmios internacionais. Projetou alguns diálogos mostrando a interação entre alunos da mesma escola e de outros países. Mostrou que uma ferramenta moderna pode colaborar para a defesa e difusão da cultura local e o questionamento da perda da identidade cultural.
Paulo Mota , presidente da AUS - Associação Ubatuba de Surf, relatou sobre as discriminações que cercavam os praticantes desse esporte e da falta de integração entre os diferentes esportes e tribos. Ressaltou a importância de Ubatuba, que desenvolve o maior campeonato mundial, tornando-se referência. Também destacou a relação entre essa prática e a defesa do meio ambiente, especialmente no que se refere à limpeza das praias.
Após a rodada de perguntas, chegou-se à conclusão que havia sido muito produtivo e que, pela amplitude do tema, deverá ter uma continuidade em fevereiro abordando as políticas públicas para a juventude.
A platéia, embora pequena, era constituída de jovens e de pessoas que trabalham com esses segmento social e que, por isso, participaram ativamente do debate cobrando a continuidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário