Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.
Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano.
No hemisfério sul, o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio).
Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão, no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio.
A praça de skate tem o nome de Praça Capricórnio porque ali passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio.
A galera da praça de skate, através do do blog yesk8.blogspot.com, convida a todos a participarem da manifestação do DIA DO SOL, marcando o solsticio do verão dia 22 de dezembro das 10 às 20 horas.
Traga sua banda, sua roda de capoeira, seu coral, sua barraca e banners da sua instituição. Mostre que Ubatuba tem muita vida e muito sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário